quarta-feira, 13 de maio de 2009

Historia da Holanda


Historia:

O sul dos Países Baixos fez durante muito tempo, parte do Império Romano
Antes da era cristã, os Países Baixos eram povoados por tribos celtas e germânicas. O sul dos Países Baixos fez, durante muito tempo, parte do Império Romano. Durante a Idade Média os Países Baixos - atualmente Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo - eram subdivididos em províncias autônomas com seus próprios senhores feudais. Sob o reinado de Carlos V foram unificadas e incluídas no Império Borgonhês-Habsburgo.
Em 1568, o Príncipe Guilherme de Orange liderou a revolta contra a restrição da liberdade religiosa e os intentos absolutistas de Filipe II, filho de Carlos V. Esta revolta foi o início da Guerra dos Oitenta Anos, que terminou em 1648, com a Paz de Munster*, na qual a República das Sete Províncias Neerlandesas Unidas foi reconhecida como estado independente. Essa república contava com sete regiões soberanas, mas continuou a ter um elemento feudal através do stadhouder (governador), uma função poderosa, exercida pelos herdeiros de Guilherme de Orange.
No século XVII, também chamado o Século de Ouro, a república viveu um período de grande prosperidade. Esta prosperidade foi em grande parte conquistada pela Companhia Unida das Índias Orientais (VOC), criada em 1602 para a navegação e o comércio ao longo da costa asiática e africana. Neste tempo os Países Baixos conquistaram colônias na Ásia (Indonésia), e na América do Sul (Suriname e Antilhas Neerlandesas). No século XVIII, os Países Baixos tiveram que ceder a sua posição de supremacia como país comerciante à Inglaterra, contra a qual foram travadas várias guerras.
Depois de terem sido incorparados à França, sob Napoleão, em 1813 os Países Baixos voltaram a ser independentes, agora juntamente com a Bélgica formando o Reino dos Países Baixos, sob o comando do rei Guilherme I.
Com a separação da Bélgica em 1830, os Países Baixos adquiriram sua forma atual.
Guilherme I foi sucedido por Guilherme II e este por Guilherme III. Em 1898, a rainha Guilhermina assume o reinado, seguida, em 1948, por sua filha Juliana.
Os Países Baixos permaneceram neutros durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), tal como no começo da Segunda Guerra Mundial, mas em 1940 foram atacados pela Alemanha, ao que se seguiram cinco anos de ocupação. Em 1948 a Indonésia tornou-se uma república independente, seguida, em 1975, pelo Suriname. Em 1980, Juliana abdicou do trono, sendo sucedida por sua filha Beatrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário