quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cultura da Holanda


Cultura da Holanda:

Os jovens holandeses adoram música eletrônica. Me surpreendi ao saber que aqui é muito comum re-mixarem músicas brasileiras de “bossa nova” com a “batida dance”. O que mais tocam em discotecas é música eletrônica. Nas estações de rádio, as preferidas são as músicas pop, a maioria americanas.
Muito comum e típico aqui são os coffee shops, mas nem todos vendem maconha. É muito comum ver-se bares ocupando as calçadas com suas mesas e cadeiras, geralmente muito coloridas, dando uma idéia de que ali se vive e se está bem.
A culinária
Os pequenos bares e restaurantes com culinária internacional estão em todos os lugares e em todas as cidades. A comida é bastante cosmopolita. Eles apreciam muito o molho curry, originário da Índia, que em Londres já é considerado prato nacional.
Na Holanda, os doces Waflesstroopf são bem típicos; são bolachas com diversos recheios; mas também são muito comuns os muffins (uma espécie de bolinho); eles também adoram croissants doces e salgados. Os queijos holandeses são famosos. Nos fins-de-semana, os mercados de queijos pipocam em toda a Holanda e realmente são deliciosos. O tipo mais conhecido é o gouda.
Em virtude da proximidade com o oceano e a abundância de rios, a culinária holandesa também se destaca com os frutos do mar; um dos peixes mais encontrados é o arenque, que comem com cebola, e é vendido em banquinhas de ruas. E assim como na Inglaterra e na Alemanha, as batatas são muito típicas, principalmente batatas fritas com molho de maionese, que também são vendidas em bancas de ruas.
A Moda
Os holandeses vestem-se de forma bem despojada. Alguns estrangeiros reclamam que as garotas não sabem se vestir, não se maquiam, não se cuidam. Não se deve generalizar, porque se arrumam e se produzem de um jeito diferente de outros lugares, inclusive daqui. Lá é “fashion” ser descontraído, fingir que não se liga para essas coisas. As jovens usam calças mais largas, misturam cores diferentes, vestem vestidos e saias com babados num visual meio hippie. Os homens usam os cabelos despenteados, camisas xadrez com gola desabotoada, estilo meio anos 70, que curtem bastante. Esse é o jeito holandês de ser, independente e liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário