Relevo
A Holanda divide-se em duas regiões:a sul e leste de relevo ondulante e com uma altitude máxima de 321 metros, e a restante área do país,predominantemente plana, inclusive, cerca de 20% das terras estão abaixo do nível do mar.
Estas terras, designadas por pólderes, foram conquistadas ao mar através da drenagem e da construção de diques.
Hidrografia
RIO RENO: Logo após penetrar na Holanda, reparte-se entre o Waal e o Baixo Reno, que mais adiante se denomina Lek. Em Arnhem, recebe o rio Ijssel, que corre na direção do Zuider Zee. Um terceiro grande rio, o Mosa, corre inicialmente para o Norte, volta-se depois para o Oeste e desemboca no Sul do Waal. Um dos meios mais simples de controlar e aproveitar a água é construir um dique.
DIQUE: Construção sólida de uma parede (terra, pedra, concreto, aço ou madeira) para represar água corrente. EX: Uma barragem para usina hidrelétrica é um dique. São construídos com camadas alternadas de pedras soltas, barro e certo tipo de arbustos, permitindo assim, um certo grau de elasticidade, suportando melhor o embate das ondas bravias do Mar do Norte.
PÔLDER: Área baixa tomada do mar ou de um lago por meios artificiais e mantida seca através do bombeamento. Os pôlderes, áreas drenadas situadas abaixo do nível do mar, constituem hoje, aproximadamente 40% da área do país.
Solo
No Sul e no Leste, onde as paisagens de bosques e mata se alternam, o solo é composto principalmente de areia e cascalhos. No Oeste e no Norte, predominam a argila e a turfa. A paisagem nesta região é entrecortada por numerosos rios e canais, é essencialmente composta de pôlderes (áreas que foram drenadas artificialmente e protegidas contra inundações pela construção de diques).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muchas gracias no sabía...
ResponderExcluiryo soy maría gabriela de faría
soy isa tkm
nosotros en outubro tenemos outra temporada del isa tk+